12 de dezembro de 2014

Resenha - Toda Nudez Será Castigada (1973)

"Toda Nudez Será Castigada" começa com Herculano chegando em casa e chamando por sua esposa Geni e não a encontra. Ao caminhar pela casa, Herculano avista um gravador (daqueles antigos, de fita) com uma mensagem armazenada, ao rebobinar ouve uma mensagem de Geni "Herculano, você acha que sabe de tudo, mas você não sabe de nada!", diz a mulher em um tom amargo e ressentido, e logo em seguida o filme corta para uma cena que ocorre num passado distante à chegada de Herculano em casa. Adoro filmes com sequências não-lineares, porém o começo deste é um pouco confuso, nada que possa prejudicar o entendimento do filme, porém atrasa o espectador. A cena seguinte mostra as três tias e o irmão de Herculano, Patrício, na sala. As tias acusam o irmão de não ligar para Herculano, de não lhe ajudar a superar o luto (neste período Herculano acabou de ficar viúvo) e de que deveria zelar pelo mesmo antes que fizesse alguma "besteira".

Antes de prosseguir gostaria de fazer uma breve explicação dos personagens. 
  • As tias são alegorias, representa a burguesia da época , a "moralidade", o pensamento da sociedade burguesa sobre relações, as opiniões sobre os marginalizados (representados na história pelas prostitutas), a defesa do patriarcado e dos valores "tradicionais".

  • Herculano é o "pilar" da família, como dito por uma das tias em uma cena inicial, um homem que assim como Hércules tem um grande peso sobre seus ombros, seu irmão vagabundo, suas tias, seu filho problemático e recentemente uma esposa morta. Um homem perturbado pelo papel de chefe da família que lhe é forçosamente atribuído.

  • Patrício é o irmão que não trabalha e vive do dinheiro de Herculano. Eu não atribuiria a este personagem o rótulo de vilão, por diversos motivos, entre eles o fato de que a história é composta de anti-heróis, e de que Patrício é um personagem completamente hedonista, suas atitudes não visam prejudicar os outros, apenas zelar pelo seu conforto e status.
Visando evitar que o irmão cometesse "uma besteira" (vale ressaltar que os conservadores jamais falariam "suicídio", usam "besteira" como mero eufemismo), Patrício vai até a prostituta Geni e lhe convence a seduzir Herculano e logo após estimula o irmão a "visitar" Geni no bordel. O irmão é relutante, porém uma noite visita Geni e transa com ela, nas palavras da mesma "Deu 7 sem cansar".

Nota: Patrício explica anteriormente que Herculano é "praticamente virgem", uma vez que casou com a primeira mulher com quem se relacionou (sua falecida esposa). Temos em Herculano um personagem alienado pela mentalidade burguesa da época que não conseguia (pelo menos fingia não conseguir) dissociar sexo e amor, uma vez que o sexo puramente casual era visto como praticado por prostitutas e "seres sub-humanos". 

Ao acordar, Herculano se vê num dilema e explica que havia prometido ao filho que nunca mais se relacionaria com outra mulher, mas acabara de quebrar esta promessa e desconta sua frustração em Geni, atribuindo-lhe a culpa (como acontece diversas vezes, sendo prostituta, estando à margem, esta é tradicionalmente a culpada).
Mais uma pequena descrição de personagens.

  • Serginho é o filho de Herculano, sexualmente reprimido, criado pelas tias e estigmatizado pelas mesmas como "santo", Serginho não consegue expressar sua sexualidade e quando o faz pela primeira vez no filme é contra a sua vontade (não posso dar esse spoiler) e pela segunda vez é para magoar seu pai, mas nunca nestas duas experiências que sinto foi por desejo, posteriormente fica explícito a atração de Serginho por homens, porém não há confirmações de que o mesmo seria bissexual.
     
  • Geni é a prostituta com quem Herculano se relaciona, marginalizada e desesperançosa, Geni vive uma vida desesperançosa, e melancólica, usando o sexo e a sensualidade para camuflar uma profunda melancolia e pessimismo, os quais aumentam no decorrer do filme.

Devido à sua inexperiência em sexo e relacionamentos, Herculano acaba se apaixonando (ou acreditando estar apaixonado) por Geni e a mesma também acredita estar apaixonada (notem que afirmo que Geni não apaixona-se, afinal esta só se sentiu atraída com Herculano porque ele a tratou como humana, e não como "prostituta sub-humana").
Herculano diz que só teria alguma coisa com Geni se ela saísse do bordel e a conselho de Patrício ela diz que "só sai casando", ele aceita e manda Geni morar em sua antiga casa.

Não posso contar mais da história porque acabaria com toda a graça, mas gostaria de fazer uma curta observação.

 Geni alcança a "redenção social" ao casar-se com Herculano, um dos melhores diálogos do filme foi entre as tias durante a cena do casamento.

"-Olhando para a Geni nem parece que ela foi da zona!
- Você está louca!
- Eu, louca?
- Está louca. Você é a mais velha, sabe o que é arteriosclerose? Né tia?
- Está com arteriosclerose, Geni nunca foi da zona, honestíssima.
- Geni casou virgem!'

O diálogo das tias mostra a visão da burguesia do casamento como um divisor de águas na vida de uma mulher (para o homem as coisas continuam como sempre foi), esta começa a ser respeitada por agora "pertencer" a um homem, Geni era descriminada por ser uma mulher livre, por não precisar prestar contas a ninguém, somente a ela, por não associar sexo e amor, a burguesia não toleraria tamanha libertinagem vinda de uma mulher. Geni é, assim como todos, uma personagem problemática, porém é extremamente profunda.
Para mim faltou uma certa profundidade dos atores com seus personagens, faltou um pouco mais de emoção em alguns personagens que não foram explorados em sua plenitude, os cortes de cenas e áudio são súbitos fazendo das transições algo nada sutil.
O grande destaque deste filme é Darlene Glória que arrasa com Geni e capta a personagem por completo, as expressões, a amargura, a melancolia, alterações em curto período de tempo, ela foi incrível!
Não me apaixonei pelo filme, mas me apaixonei pela interpretação de Darlene Glória e pela história, apesar do ritmo exageradamente lento é um filme que vale a pena se assistir.

Um comentário:

  1. Repostei esta resenha devido a alguns problemas, só queria ressaltar que não é postagem nova.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Seguimores